Pular para o conteúdo principal
E AGORA? 

Nesta página você encontrará postagens que abordam aqueles imprevistos que acontecem no dia a dia da escola. Se você tiver uma situação inusitada, colabore com a gente... quem sabe teremos uma sugestão! Aliás, como afirma Tardif (2014) na profissão docente uma das  principais fontes de aprendizagem é justamente a troca com os pares e com os mais experientes. Isso vale para o Coordenador Pedagógico também. Então, deixe seu comentário nas postagens: você já passou por situação semelhante? Como resolveu? Faria de outra forma? Nossa postagem foi útil para você?
Vamos lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu professor faltou ... e agora?

Qual Coordenador Pedagógico (CP) já não foi surpreendido pela ausência inesperada de um professor? O que fazer nesses momentos? A escola está preparada para esses imprevistos? Nem sempre! E essa situação acontece muito mais do que se imagina (infelizmente!), tanto que gerou tema de pesquisa de dissertação. Silmar dos Santos, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autora da pesquisa As Faltas de Professores e a Organização de Escolas na Rede Municipal de São Paulo , constatou que “as soluções mais frequentes usadas pelas escolas para cobrir as ausências são: utilizar professores eventuais, distribuir a turma pelas classes da mesma série, deixar os alunos em outros espaços da escola sem professor ou mesmo na sala, mas sem ninguém para conduzir um trabalho (a chamada aula vaga), e dispensar os alunos - essa última, a pior das soluções pois essa medida causa problemas aos pais, que podem não ter como buscar os filhos antes do horário previsto.”...

REFORÇO ESCOLAR: UM BEM MUITO NECESSÁRIO (parte 1)

Você professor ou gestor já sentiu bater aquele desespero quando percebe que determinado aluno demonstra algumas necessidades de aprendizagem que poderiam ser superadas caso tivesse um apoio individualizado e sistemático?   Que por muito pouco esse aluno poderia desenvolver todo seu potencial e avançar na construção de seus conhecimentos? Não raro, observamos que esse aluno já demonstra tais necessidades no início de sua vida escolar e, infelizmente, acumula ao longo dos bimestres (e anos!), tornando-se defasagens de conteúdos que posteriormente dificultarão a aprendizagem de outros assuntos mais avançados. Ao chegar nesse ponto, o estudante passa a ser mais um aluno com dificuldade de aprendizagem, como costumamos rotular, de modo generalizado, e o que era somente uma pequena necessidade de atenção lá no início tornou-se um monstro, uma avalanche de conteúdos sem sentido... Quando existe a possibilidade de analisar a trajetória de aprendizagem desse sujeito, agora tecnicam...
Olá! Você que é coordenador (a) pedagógico sabe o quanto sua função na escola é fundamental para o bom desempenho de sua equipe docente e o quanto é complexa sua tarefa de dar continuidade à formação de seus professores. Pensando em você e em seu trabalho, criei esse blog com o objetivo de compartilhar minhas experiências, pautas formativas, textos para estudo e reflexão. Espero que esse material o(a) auxilie em sua missão de coordenar sua equipe e levar sua escola a resultados positivos quanto à aprendizagem da criançada! Aproveite para deixar aqui suas dúvidas, necessidades e comentários sobre a utilidade desse blog em seu trabalho com a Coordenação Pedagógica e sua autoformação. Grata! Profª Me. Deborah Arantes de Araújo