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INICIANDO...

Professor Coordenador...
Ao planejar uma pauta de formação, sua primeira preocupação deve ser o levantamento das necessidades formativas de seus professores, ou seja, sobre quais conteúdos seus professores precisam ampliar os conhecimentos, refletir sobre sua prática e transformar sua ação pedagógica?
Segundo ponto: levantar conhecimentos prévios de seus professores sobre o que eles já sabem acerca do assunto que você pretende abordar. Assim como acontece com os nossos alunos, não podemos desconsiderar o conhecimento prévio de nossos docentes, ao contrário, eles já possuem muitos saberes que construíram ao longo de sua carreira e vida de estudante.
Um primeiro levantamento é de suma importância e fornecerá dados que poderão ser transformados em um PLANO DE FORMAÇÃO MENSAL ou BIMESTRAL. Abaixo, um modelo de plano mensal, que pode ser preenchido a partir do levantamento das necessidades formativas. (Se desejar em WORD, deixe seu comentário sobre este post que será enviado pra você começar a utilizar)


Após esse levantamento e organização do plano mensal é hora de pensar nas estratégias formativas. Mas este será assunto para outra postagem. A seguir, disponibilizo uma pauta que utilizei em uma formação de curso livre sobre Educação Matemática. Bom proveito!

PAUTA FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA


CONTEÚDO: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESSÊNCIA  DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Obs.: em vermelho está a sua "cola". É extremamente importante que você tenha essa "cola", que são os comentários que você pode fazer durante a formação. Podem ser citações de teóricos, lembretes, exemplos e complementos que o ajudarão a esclarecer dúvidas e não deixá-lo esquecer de algo importante. São partes que, ao passar a pauta para os professores, deverão ser suprimidas.


OBJETIVOS : Espera-se desenvolver e/ou ampliar as seguintes competências docentes
neste encontro:
  • Formas de organização dos alunos na resolução de problemas: trabalho individual, trabalho em pequenos grupos e trabalho coletivo.
  • O recurso à resolução de problemas



1º momento :  Para começo de conversa
Duração: 40min
■ Individualmente registrar duas certezas e duas dúvidas referentes ao ensino da matemática, que permeiam sua prática de trabalho.
Discussão em grupos e coletiva
O educador argentino Horácio Itzcovich aponta: “A matemática, para os alunos, ficará em parte definida e caracterizada pelo conjunto de experiências que lhes possibilitamos viver em relação aos conceitos ensinados”.
■ A partir do que foi relatado pelos participantes, junto com seu grupo de estudo, discuta: Você concorda com o autor da frase? Por quê?

3º momento: A Prática em questão
Duração: 1h30min
Momento 1 – A interação entre pares
Duração: 1h
A interação entre pares refere-se às diferentes interações que ocorrem nas aulas
de matemática no âmbito da resolução de problemas:
·         as interações dos alunos com o problema;
·         as interações dos alunos com o docente a respeito do problema proposto;
·         as interações dos alunos entre si.
Este momento contempla três instâncias interligadas e complementares sobre a organização social da sala
de aula numa proposta de resolução de problemas: o trabalho individual, em pequenos grupos e coletivo.

1. Resolva o problema que segue, individualmente, colocando em jogo as estratégias de resolução
que julgar mais adequadas. Registre os procedimentos que você utilizou.
Um elevador pode carregar no máximo 450 quilos por viagem. Devem ser transportadas 50 pessoas
de 70 quilos. Qual o número mínimo de viagens necessárias para transportar todas as pessoas?

2. Organizem-se em subgrupos de aproximadamente quatro pessoas. Cada participante deve apresentar sua resolução aos seus colegas e justificar os procedimentos que utilizou. Mesmo que alguns
participantes não tenham conseguido resolver o problema ou o tenham considerado muito fácil, é
importante que compartilhem suas tentativas.

Após as apresentações, em consenso, o grupo deve escolher uma estratégia interessante de resolução para socializar com o grande grupo na terceira etapa.
3. Agora a reflexão será coletiva. Um participante de cada subgrupo deve apresentar a resolução do
problema (escrevendo-a na lousa) e justificar as estratégias utilizadas. Ainda coletivamente, verifique:
Todos os participantes conseguiram resolver o problema? Quantas estratégias diferentes apareceram? Há uma única forma de resolver esse problema?

4. Nesta etapa final (do 1º momento), trataremos de refletir sobre a importância das interações entre
pares nas aulas de matemática.
 Individualmente, a partir do desenvolvimento da atividade anterior, usar o quadro 1como modelo e completar com as respostas.
Coletivamente, socializar as anotações levando em consideração qual é a prática mais comum
em sala de aula e as possibilidades de aprendizagem identificadas pelo grupo em cada tipo de
organização.

5. A partir da experiência que vivenciou na atividade do problema do elevador e da discussão gerada
por ela no que diz respeito à interação entre pares, você considera que é possível incorporar à prática de sala de aula essas diferentes instâncias de organização social (trabalho individual, trabalho em
pequenos grupos e trabalho coletivo de socialização)?
■ Leia as contribuições de alguns autores sobre esses temas e, ao final da leitura, discuta e elabore
um registro coletivo sobre as conclusões a que o grupo chegou.

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