Pular para o conteúdo principal

QUEM FORMA O FORMADOR ? - parte 1

Olá Coordenadores...
Nossa tarefa de dar continuidade à formação do professor e acompanhar os avanços dos alunos, além de algumas "tarefinhas" burocráticas que sempre aparecem, tomam todo o nosso tempo, não é mesmo? Esse tempo pode ser otimizado se você tiver, e fazer uso, de uma rotina semanal bem planejada. Mesmo assim, entre tantos afazeres, o tempo para dedicar-se aos estudos costuma ser o menos privilegiado.
Atendemos professores nos momentos de Horários de Tempo Pedagógico Individuais (HTPI), preparamos pauta de formação para os HTPC ou ATPC, conversamos com os familiares quando necessário, auxiliamos a direção sempre que solicitados, ajudamos a organizar os eventos da escola, enfim, são atribuições que incorporam-se à nossa função, que muitas vezes . Mas, diante de tudo isso, como fica  a formação do Coordenador Pedagógico? Quem forma o formador?
A rede de ensino estadual de São Paulo promove as formações em suas Diretorias de Ensino, baseadas nos materiais do Ler e Escrever e EMAI (materiais de excelente qualidade formativa para o professor e que oferece situações de ensino e aprendizagem condizentes com as teorias cognitivas). Entretanto, será o suficiente? E os coordenadores que não têm essa oportunidade?
Investir em autoformação não é algo novo, como Perrenoud (2000) já insistia. O conceito de autoformação parece ser ainda pouco difundido, embora faça parte do cotidiano de muitos professores. Perrenoud (2000, p. 159-160) define que saber analisar e explicitar suas práticas é a competência de base da autoformação. E continua definindo que autoformação “é aprender a aprender, é mudar, a partir de diversos procedimentos pessoais e coletivos”. Cita como práticas formativas de autoformação: leitura, experimentação, inovação, trabalho em equipe, participação em projetos da instituição, reflexão pessoal regular, escrita e discussão com colegas. Envolve também outras atividades que levam o profissional a melhorar e qualificar cada vez mais seu trabalho. são cursos livres, cursos de especialização lato e stricto sensu (pós-graduação, mestrado, doutorado) e momentos específicos de estudos sobre temas que exigem aprofundamento. Estudos em grupo sempre são os melhores, afinal aprendemos por meio da interação com o objeto de conhecimento e com os outros sujeitos. As trocas de experiências entre os pares são também uma rica fonte de aprendizagem. 
Porém, somente quem já esteve ou está na função de coordenador pedagógico sabe bem o quanto esse trabalho é, por vezes, solitário. As tantas atividades rotineiras preenchem o dia e o tempo se esvai. Sim, isso é verdade. Contudo, não é motivo para estagnar na profissão, mesmo porque o coordenador pedagógico é aquele profissional mais experiente, que auxilia o professor no desempenho de suas atividades. Poderá, então, o coordenador falar de autoformação para seus docentes se ele próprio não priorizar a tarefa de estudar e aprofundar seus saberes? Lembre-se que a modelização é uma estratégia de ensino, e muitas vezes um modelo vale mais que muitas palavras.
Pensando nisso, disponibilizo alguns textos em pdf, links de artigos e textos importantes, além de títulos de livros que não podem faltar em sua biblioteca pessoal. Tenho comprado livros em sebos, e livrarias online.A seguir alguns endereços eletrônicos: 
https://www.estantevirtual.com.br 
https://www.amazon.com.br
https://www.saraiva.com.br

Mas é importante pesquisar preços, ofertas e calcula ro valor do frete antes de efetuar a compra.
Espero colaborar com sua autoformação, e que você possa utilizar esse material para enriquecer suas pautas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu professor faltou ... e agora?

Qual Coordenador Pedagógico (CP) já não foi surpreendido pela ausência inesperada de um professor? O que fazer nesses momentos? A escola está preparada para esses imprevistos? Nem sempre! E essa situação acontece muito mais do que se imagina (infelizmente!), tanto que gerou tema de pesquisa de dissertação. Silmar dos Santos, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autora da pesquisa As Faltas de Professores e a Organização de Escolas na Rede Municipal de São Paulo , constatou que “as soluções mais frequentes usadas pelas escolas para cobrir as ausências são: utilizar professores eventuais, distribuir a turma pelas classes da mesma série, deixar os alunos em outros espaços da escola sem professor ou mesmo na sala, mas sem ninguém para conduzir um trabalho (a chamada aula vaga), e dispensar os alunos - essa última, a pior das soluções pois essa medida causa problemas aos pais, que podem não ter como buscar os filhos antes do horário previsto.”...

REFORÇO ESCOLAR: UM BEM MUITO NECESSÁRIO (parte 1)

Você professor ou gestor já sentiu bater aquele desespero quando percebe que determinado aluno demonstra algumas necessidades de aprendizagem que poderiam ser superadas caso tivesse um apoio individualizado e sistemático?   Que por muito pouco esse aluno poderia desenvolver todo seu potencial e avançar na construção de seus conhecimentos? Não raro, observamos que esse aluno já demonstra tais necessidades no início de sua vida escolar e, infelizmente, acumula ao longo dos bimestres (e anos!), tornando-se defasagens de conteúdos que posteriormente dificultarão a aprendizagem de outros assuntos mais avançados. Ao chegar nesse ponto, o estudante passa a ser mais um aluno com dificuldade de aprendizagem, como costumamos rotular, de modo generalizado, e o que era somente uma pequena necessidade de atenção lá no início tornou-se um monstro, uma avalanche de conteúdos sem sentido... Quando existe a possibilidade de analisar a trajetória de aprendizagem desse sujeito, agora tecnicam...
Olá! Você que é coordenador (a) pedagógico sabe o quanto sua função na escola é fundamental para o bom desempenho de sua equipe docente e o quanto é complexa sua tarefa de dar continuidade à formação de seus professores. Pensando em você e em seu trabalho, criei esse blog com o objetivo de compartilhar minhas experiências, pautas formativas, textos para estudo e reflexão. Espero que esse material o(a) auxilie em sua missão de coordenar sua equipe e levar sua escola a resultados positivos quanto à aprendizagem da criançada! Aproveite para deixar aqui suas dúvidas, necessidades e comentários sobre a utilidade desse blog em seu trabalho com a Coordenação Pedagógica e sua autoformação. Grata! Profª Me. Deborah Arantes de Araújo